Quando moda incomoda (o bolso!) – com Luciana Pavan

Tempo de leitura: 1 minuto

Um tênis da mesma marca e do mesmo estilo pode custar R$ 199,00 ou R$ 499,00, na mesma loja. Mas porque uma diferença tão grande?

É o tal do “lançamento” ou “coleção nova”. É praticamente o mesmo tênis, com uma cor ou detalhe diferente, o que dizem que justifica o preço tão discrepante (aprendi mais uma palavra!). Dar muita importância a estes detalhes é o que chamamos de “modismos”.

Procurei a educadora financeira Luciana Pavan, do 90 segundos de finanças, para perguntar o que ela acha disso tudo. Olha só o que ela falou:

“Considero os gastos com modismos um grande vilão do orçamento pessoal ou doméstico. (orçamento é quanto você gasta por mês – nota do Érico). Você pode pensar que existe uma idade específica para este tipo de gasto, mas não há, existem modismos em todas elas!

Preste atenção em quanto você anda gastando com estes itens, seja ele com vestuário, tecnologia, etc.

Quando pensamos em tecnologia, ainda precisamos considerar o fator de que um aparelho se torna obsoleto muito rápido. Caso você realmente queira acompanhar e comprar todos os lançamentos é necessário haver um bom planejamento e de fato, a necessidade.

Então lembre-se sempre de uma regra atemporal:  moda mesmo é você não pagar juros, ter sua conta no azul e conseguir realizar os seus sonhos!”

É isso aí, Luciana! Se está bom e serve, estou usando! Obrigado pela visitinha em meu blog, e recomendo aos meus amigos que acompanhem o seu trabalho em 90 segundos de finanças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *