8 Dicas para comprar bem e fazer sobrar dinheiro

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá galera, fevereiro chegando, e com ele o início do ano letivo. Além das listas das escolas, com os livros e material escolar, há outras coisas que são necessárias, como por exemplo, uniforme, tênis, roupa, mochila.

E aí você me pergunta: mas Érico, esta preocupação não seria dos meus pais? Porque eu preciso pensar nisso?

Aí está o segredo, porque o dinheiro dos seus pais é a fonte para o seu próprio dinheiro, e quanto mais sobrar, mais vocês todos poderão aproveitar, e pode até sobrar uma graninha pra você!

E pensando nesta lista, o valor de um só item pode ser pequeno, mas quando soma tudo o que precisa, dá uma boa quantia.

Compartilho algumas dicas que eu pratico e ajudo lá em casa, para economizar e usar bem o dinheiro que temos:

  1. Faça uma lista do que será necessário, com todos os itens que será preciso comprar;
  2. Anote qual o valor que pode ser gasto em cada item, para saber quanto de dinheiro será necessário para comprar o que se precisa, o que leva o nome de orçamento;
  3. Alguns produtos são mais caros por causa da marca. Antes de espernear porque quer um tênis assim, uma mochila assado, veja o que é possível dentro do dinheiro que foi reservado para estes itens.
  4. Combine com seus pais como farão as pesquisas, para conseguirem os melhores preços, buscando na internet e lojas;
  5. Veja se há promoções, principalmente no começo do ano, muitas lojas fazem promoções e dá para comprar coisas de melhor qualidade por um preço que pagaria em algo comum, ou comprar o que você precisa por um preço bem mais baixo.
  6. Peça desconto: tem gente que tem vergonha de pedir desconto, eu teria vergonha de comprar e não pagar, mas pedir desconto é um direito meu. Em algumas civilizações, como no mercado árabe, pedir desconto é uma tradição, e os comerciantes até estranham quando alguém não o faz. Minha vó Tere faz isso e quando a acompanho, geralmente nas minhas férias, eu observo, e percebi que ela consegue comprar mais e fazer sobrar dinheiro, simplesmente porque pechincha.
  7. Evite comprar o que você não precisa, que são chamados de supérfluos. São coisas desnecessárias que sugam o seu dinheiro e têm pouca utilidade.
  8. Saiba como poderá ser pago: se tiver dinheiro, peça mais um desconto e pague à vista, sempre é a melhor opção. Mas às vezes não dá, ou porque tem contas das férias ou porque o valor total é maior do que o dinheiro disponível. Uma opção é parcelar no cartão, mas certifique-se de não haver juros, e da diferença entre comprar à vista ou parcelar, negocie. Não é porque você vai pagar em partes que não pode negociar. O melhor é primeiro acertar o preço e depois como vai pagar.

Depois que você aprende o jeito de fazer, tudo fica mais fácil. Você conseguirá ajudar os seus pais a comprar melhor, como também comprar suas próprias coisas gastando menos.

Dica do Érico: Aprenda o preço das coisas, o que é barato e o que é caro, o que vale a pena e o que se vai facilmente. Valorize o seu dinheiro e o dinheiro dos seus pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *