Tempo de leitura: 3 minutos
No sábado eu acordei cedo, tenho aula as 8h, mas me enganei e coloquei para despertar as 6h. Liguei a TV, estava cansado demais para assistir vídeos no Youtube, e passei os canais procurando algo para me distrair até chegar a hora de sair. Parei em um desenho, que apesar de antigo, é ótimo para dar boas risadas: Tom e Jerry.
O desenho é engraçado, um gato corre atrás de um rato que apronta todas, pega comida, quebra coisas e põe a culpa no gato, mas no final ficam amigos.
Pensei em quanto este desenho é parecido com a relação com o dinheiro.
Imagine um menino que quer juntar dinheiro, vive correndo para alcançá-lo, economiza, guarda as moedas, negocia presentes, vende latinhas, e o dinheiro se vai nos lanches, em figurinhas, coisas que compra em lojas de brinquedos, e até nos consertos do que estraga sem querer, ou por não ter cuidado.
Um dia meu Ipad caiu no chão e quebrou a tela. Foi um acidente. Para arrumar, foi metade do valor de um novo e ocupou todo o dinheiro que eu estava economizando.
Aí você me pergunta: Érico, como acabar com essa briga de gato e rato, entre eu e meu dinheiro?
No desenho do Tom e Jerry, eles ficam amigos no final, e também não conseguem viver um sem o outro, se um está quieto, lá vai o outro provocar.
Para que você viva bem com o dinheiro, pode fazer algumas coisas:
- Entenda que para ter dinheiro você precisa ter atitude: quando seus pais derem uma graninha para você, não gaste tudo, planeje o que você fará com este dinheiro antes de usá-lo;
- Se você ganha dinheiro regularmente, como uma mesada, divida-o em potes: um pouco para gastar, um pouco para juntar e comprar algo que você deseja e um pouco para o seu futuro, para quando tiver 18, 20 anos, poder começar sua profissão. Assim você terás o máximo proveito dele.
- Ajude a economizar em casa, energia, água, telefone. Cuide do seu dinheiro, do dinheiro de sua família e do dinheiro público, se comportando fora de casa como se estivesse na sua, jogando lixo no lixo, não estragando plantas, praças e denunciando vandalismo. Pois o que você costuma fazer fora de casa, acabará fazendo dentro de casa.
- Cuide de suas coisas para não quebrar, senão você gastará com conserto ou com reposição de algo novo.
- Seja amigo do dinheiro que ele vem. Isso se chama energia positiva. Se você pensar coisas boas, atrai coisas boas. O pensamento é uma fábrica, é onde tudo começa. Faça um teste: pense em coisas tristes, seu cachorro adoeceu, seu computador estragou, seu celular caiu no chão e quebrou. Você já deve estar chorando. Agora esqueça tudo isso e faça o contrário: Imagine um dowload grátis daquele jogo que você tanto quer, um cineminha com a galera, um passeio animado. Sua expressão mudou, e aí você conseguirá enxergar mais oportunidades de trazer coisas boas.
Seja amigo do seu dinheiro, e ele virá até você!
Dica do Érico: O pensamento é uma fábrica, é onde tudo começa. Pense em coisas boas e sua mente encontrará formas de conseguir.
Link permanente
Legal.
Link permanente
Obrigado!