Qual o seu perfil ao usar seu dinheiro?

Tempo de leitura: 2 minutos

Todo ano na Escola temos uma semana de jogos e competições. Geralmente é em um clube, com quadras esportivas, piscina e muita diversão.
Antes de ir, eu fiz uma lista do que levar: protetor solar, boné, roupa para ir à piscina, barra de cereal, água, celular, power bank e o meu cartão de débito.
São dias muito especiais porque podemos nos divertir com os amigos, jogar, competir e ter dias de descontração e alegria.
Geralmente eu fico com muita fome e sede, porque fazemos muita atividade física nestes jogos. E comecei a prestar atenção no comportamento das pessoas com relação a dinheiro. Independentemente da idade, os comportamentos são bem parecidos, em quatro perfis:
1. Tem a pessoa gastadora, leva cartão ou dinheiro e compra tudo o que vê, nem pergunta o preço das coisas. Se perguntar: quanto você gastou hoje? Ele não faz a mínima ideia.
2. Tem a pessoa mão-de-vaca, leva uma mochila gigante com muita coisa dentro, garrafas de água, refrigerante, marmita, bolachas, frutas. Uns 5 kg de coisas que vai ter que carregar de um lado para o outro, e os líquidos esquentando. Não gasta, mas carrega um peso… Além disso, os líquidos esquentam e a comida esfria.
3. Tem a pessoa que é desligada, que esquece tudo e pede emprestado, o protetor, a água, o dinheiro para comprar as coisas, quando alguém compra algo para comer, pede um pedaço, ou um gole do suco, vai pelas beiradas. E, claro, esquece de devolver depois o que pegou emprestado.
4. E tem a pessoa que é programada, foi o que eu fiz. Além de programar as coisas para praticar os esportes, levei uma mochila com uma garrafa de 1 litro de agua, que sempre tenho por perto, barras de cereal, algumas guloseimas, cartão e dinheiro para o almoço e extras. Pesquisei antes o que tinha por lá e o que eu levaria, para não faltar nada. Controlava o que gastava, para saber onde meu dinheiro ia. Usei o necessário, nem mais, nem menos. Me diverti e tive um dia maravilhoso!
Passei dias muito divertidos, consumi o que eu quis, e o melhor de tudo: ainda sobrou dinheiro!
Então, qual comportamento com o dinheiro é o seu? Você é um gastador, desligado, mão-de-vaca ou programado? Percebe como faz a diferença?
Te vejo na próxima e fui!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *