Dinheiro dá em árvore?

Tempo de leitura: 2 minutos

Um de meus avôs é agricultor, e todo ano ele coloca os netos no caminhão e nos leva para a cidade para vender trigo, ele dá um saco cada um, e eu fico bem feliz, porque saio de lá com um dinheirinho bem bacana!

Um dia, conversando em casa, minha mãe me contou uma história que o pai dela contava quando ela era pequena, e nós dois vimos que tem tudo a ver com dinheiro! Olha só:

O Vô Nelson chama isto de lei da colheita: É preciso plantar, cuidar e colher. Também é preciso rezar muito, pois se o tempo não ajudar. Não tem safra.

Teve anos em que ele plantou, cuidou, mas perdeu tudo, porque teve chuva, geada ou tempo ruim. Aí há duas opções: desistir e se queixar que tudo foi perdido, ou recomeçar. Dá pra mudar algumas coisas, como o tipo de semente, mas mais importante: fazer a sua parte e ter fé.

Se você, como eu, também não tem essa experiência no dia-a-dia, basta olhar as plantas do jardim ou do parque, é bem parecido. Só que na agricultura é o ganha-pão deles.

Pensando em como eu posso aplicar essa história com dinheiro, funciona mais ou menos assim:

O plantio: Mesmo que você tenha na cabeça, coloque no papel os seus sonhos, veja quanto é preciso juntar para você realizar, e comece a fazer.

O cultivo: não saia por aí gastando tudo, só porque tem dinheiro tem que comprar alguma coisa. As vezes vale mais a pena guardar e esperar, para comprar algo que voce realmente queira.

A colheita: para que eu tenha vontade de guardar dinheiro, gosto de todo ano comprar uma coisa. Minha mãe fala que é rotina de realizador, de quem faz. Ou seja, guarda para conquistar alguma coisa. Eu olho o meu quarto e vejo muita coisa que eu consegui com o meu próprio esforço: deixando de gastar em coisas menos importantes para comprar o que eu quero, como tablet, TV, computador gamer…. Realizar um sonho e comemorar é o que dá gosto a todas as coisas que eu deixei de fazer, pensando em algo maior.

A fé: eu sempre digo que não é porque eu sou especial que eu consigo, qualquer um pode conseguir, basta fazer. Ou seja, todos temos talento. Quando você gasta tudo, desperdiça. Quando só guarda, enterra e não aproveita. Então tem que acreditar que você pode, e fazer. Ter fé é isso, acreditar!

Então é isso, se de grão em grão a galinha enche o papo, de pouco em pouco eu fico milionário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *