5 segredos (nem tão segredos assim) para realizar os seus sonhos

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma das coisas que eu faço, e não me arrependo nem um pouco pelas escolhas, é realizar um sonho por ano (ou mais), ah, mas Érico, como você consegue fazer isso, os sonhos que eu tenho são muito caros e eu não consigo realiza-los. Pois te digo, até sonhos caros e que parecem “impossíveis” podem ser realizados, vou compartilhar algumas dicas que eu faço para conquistar os meus objetivos:

1 – Planejar: Esta é a parte mais importante, pois você já pode ter ouvido isso não apenas aqui no blog ou sendo algo referente a finanças, porque tudo na vida requer planejamento, como em um jogo onde você precisa cooperar com seu time, escolher a comp certa (comp: a combinação de heróis ou campeões onde a melhor comp é onde um completa o outro com suas habilidades, comp também pode ser abreviação de competitivo, um modo de jogo mais demorado com classificação dos jogadores ao final da partida).

Para conseguir planejar então você precisa pensar em muitas coisas, como por exemplo pesquisar, e muito, aprendi isso na prática, como por exemplo da vez que eu fui comprar o meu computador, que eu já falei por aqui, o meu primeiro passo foi pesquisar muito, vários canais do youtube recebiam patrocínio para apresentar e usar alguma marca de “PC”, então eu conseguia ver as marcas e como elas rodavam o jogo.

Outra coisa importante é prever, muitas vezes tentar prever o imprevisível, voltando a usar o exemplo do jogo, nele você precisa a todo momento pensar em possíveis lugares onde os inimigos estejam e pensar no que eles vão fazer baseado em sua “comp”, para assim, conseguir ficar na frente e ganhar a partida. O jeito de fazer isso é treino, analisar todos os detalhes e deduzir (like Sherlock Holmes).

Então para planejar precisa pesquisar o preço do seu sonho e também como você vai conseguir o dinheiro, quais alternativas que você tem, e os imprevistos que podem acontecer, para se “blindar” contra eles.

2 – Entender e corrigir: Agora que suponho que você já saiba como planejar, prever e deduzir, está na hora de saber o que fazer com as informações, pois no exemplo do Sherlock, ele faz essas deduções e acha as soluções dos crimes a partir delas interligando umas com as outras. Mas como fazer isso com dinheiro? Você pode interligar as ações e entender como funcionam, tanto da descrição do que você quer como do meio de conseguir o dinheiro. No exemplo da compra do meu computador, eu tive que entender a configuração necessária para rodar meus jogos com alto FPS (quadros por segundo), e assim ver realmente o que eu queria e precisava.

E depois disso para “resolver o crime”, precisei acompanhar a economia que eu estava fazendo, e se o que eu estava guardando seria suficiente. Baixei um aplicativo em meu celular para organizar meus gastos, onde eu anoto tudo que eu ganho e tudo que eu gasto, e no final do mês eu vejo se quanto eu tenho bate com o quanto ele mostra. O aplicativo também tem um gráfico circular mostrando todos os gastos em cada coisa que eu comprei, então consigo acompanhar o meu dinheiro, gastar somente o necessário e reservar uma boa parte para o meu sonho.

3 – Pensar e ser criativo: Depois de planejar e organizar as despesas, é hora de pensar em como ganhar dinheiro! Pois dependendo da sua vontade e pressa de ter o que você está planejando, você pode acelerar as coisas feitas para conseguir mais rápido ainda.

Pensar em novas coisas é difícil, mas é necessário, para direcionar a sua mente. Eu ouvi falar que a mente é um holofote, ela te direciona para aquilo que está programada. Na época em que eu quis meu primeiro celular, eu pensei em várias coisas que poderiam acontecer, desde achar dinheiro no chão e como isso aconteceria, até vender doces e guloseimas. E o mais incrível: as ideias foram aparecendo, porque eu estava focado! Menos a parte do dinheiro no chão, eu não tive tanta sorte assim.

Então além de não gastar minha mesada, de vender alguns doces, eu também negociei presentes que eu iria receber, para que fossem em dinheiro. Negociei também alguns serviços domésticos como lavar o carro ou até lavar louça, que eu detesto! Mas valeu a pena porque eu encontrei várias alternativas e em um ano consegui meu objetivo.

4 – Ter rotina: Tem gente que fica super empolgado na hora de planejar, começa a juntar dinheiro, e de repente, boom! Desiste! Para conseguir realizar um sonho, é importante ter rotina, ou, como se fala em colégios militares, ter disciplina, ou seja, fazer isto sempre e não só de vez em quando. Para a galinha encher o papo, deve comer grãos sempre, e não só um ou dois e depois desistir, tem que ir até o final. Com isso, tendo rotina para gastar pouco, guardar dinheiro, acompanhar, ser criativo em novas formas de ganhar dinheiro, o objetivo será alcançado!

5 – Melhor hora: COMPRAR!!!: Muito melhor do que guardar dinheiro, é usar ele para ter o que você quer! Dificilmente alguém deixa de gastar só para ter um monte de dinheiro, exceto o Tio Patinhas e seus seguidores, que não aproveita a vida, junta moedas e até dorme em cima delas, deve ser desconfortável até. Eu já comentei em outros post que eu costumo dividir o meu dinheiro, uma parte eu guardo para o meu futuro, claro, mas é uma parte pequena, que nem sinto e não me atrapalha, uma parte reservo para gastar e outra para realizar os meus sonhos, esta é a parte que estamos falando por aqui. Depois de atingir o valor necessário, é importante pesquisar um pouco mais, procurar promoções, ver se é isto mesmo que você quer. Aí é só comprar, receber e se divertir pra caramba! Uma coisa que eu gosto muito é comemorar quando eu consigo alguma coisa, principalmente porque fiz sacrifícios e demorou para acontecer. Com isso tive um tempo de espera, tipo esperando papai noel quando eu era pequeno, e aí é só festa!

Bom, galera, espero que tenham gostado de descobrir os “segredos” e o mais importante: que consigam colocar em prática!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *