Como fazer do limão uma limonada: duas palavrinhas mágicas!

Tempo de leitura: 1 minuto

Olá galera, hoje o nosso assunto é bem bacana, porque eu aprendi que na vida nem tudo o que acontece é como a gente quer, mas cada um tem o poder de escolher o que fazer a cada situação, e eu vi que isso tem tudo a ver com o assunto do blog: educação financeira!

A primeira situação é “frustração”: é o estado em que a gente fica quando tem uma grande expectativa, e aí algo dá errado. Dá vontade de desistir, de mudar o rumo. Aí eu lembrei de uma das conversas com minha mãe: “ Filho, se você souber administrar as frustrações, aprender com o que dá errado, poderá fazer do limão uma limonada”.

Pensando em dinheiro, às vezes a gente pensa em conseguir guardar dinheiro para realizar o seu sonho, e de repente, meio sem querer, gasta em outra coisa, ou até acontece um imprevisto, como estourar a mochila da escola e aí será preciso usar aquele  dinheirinho guardado, e “tchau jogo novo”!

Mas aí vem a segunda coisa: resiliência. Palavra difícil de falar ou lembrar, mas que significa a capacidade de seguir adiante mesmo quando algo dá errado. Tem como reverter? Vamos arrumar o que tem jeito, e continuar o caminho!

Gastou dinheiro por impulso? Crie algo que o lembre para evitar isso no futuro. Eu ouvi falar que a gente tinha que ter um chip pra levar um choque quando faz isso, gastar em coisas que não precisa, mas esta tecnologia ainda não existe. O que fazer então?  Que tal colocar um lembrete na carteira, por exemplo a foto do que você está guardando dinheiro para comprar? Isto evitará que você gaste seu dinheiro em coisas menos importantes e guarde o seu dinheiro para realizar os seus sonhos, para aquilo que você realmente quer.

E se gastou tudo? Comece de novo, agora vai dar certo!

Essas duas palavrinhas precisam andar juntas: sempre que tiver uma frustração, tenha também a tal da resiliência, para arrumar o que tem jeito e começar tudo de novo se não tiver!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *