#Éricoresponde – perguntas da palestra

Tempo de leitura: 6 minutos

Na segunda feira dia 26/11/2018 eu tive o privilégio de palestrar juntamente à Maria Gisllany, uma garota que venceu muitos desafios, já conheceu a Nasa e será astronauta, e Marcos Pontes, astronauta e futuro Ministro da tecnologia. Foi incrível falar com mais de 1.000 alunos de Escolas públicas e privadas, ouvir a Maria e o Marcos e responder perguntas. Como não deu tempo de responder todas lá, por causa do tempo, me comprometi a responder aqui no Blog.

“Érico, qual foi a maior dificuldade que você passou quando começou a escrever livros?” Flávio Augusto

Em meu primeiro livro, eu escrevi contando a minha história, aprendizados e conquistas até os 11 anos, idade que eu tinha na época. Então foi mais fácil, pois foi basicamente lembrar as histórias e escrever sobre o assunto.

O segundo livro veio inspirado em um jogo em inglês onde eu fiz uma adequação para o “financês”, com perguntas e curiosidades sobre dinheiro. Esse livro foi um pouco mais difícil pois precisei pensar em perguntas que poderiam ser úteis para que as crianças e adolescentes conversassem e refletissem sobre dinheiro.

No terceiro livro, eu já tinha um pouco de experiência, tanto com os outros dois como com o blog. Neste, pensei em descrever com mais detalhes as estratégias, para que pudessem ser caminhos para conquistar os sonhos. A maior dificuldade foi pesquisar e traduzir para uma linguagem acessível à nossa idade.

“existe método para conter o impulso de comprar?” Anônimo

Esse impulso pode ser chamado de “tentação”, pode ser um sorvete, cinema, um action figure ou algo que você gaste que faça o seu sonho demorar mais para acontecer. Para resistir as tentações, é preciso ter disciplina, manter-se firme nos objetivos e separar o dinheiro em potes. Aí você terá uma parte reservada para guardar e uma parte para gastar. Caso o valor para gastar seja pouco, você pode achar meios de gastar menos, como por exemplo ir no cinema em dia de promoção ou trocar o lanche por algo mais simples, assim você irá gastar menos e não deixa de se divertir.

“Como encontrar uma editora para publicações?  Anônimo

Para o lançamento de meus livros, minha mãe entrou em contato com as Editoras, porque eu ainda era criança no primeiro livro, e depois ficou fácil porque já tinha o caminho. Ela analisou e cuidou da “burocracia”, então ela explica como fez:

“O primeiro passo é escrever, ter o material que será analisado para a publicação. Depois disso, procure na internet as editoras de sua cidade ou mesmo de outros lugares, para entrar em contato e iniciar a avaliação. Também poderá pesquisar as editoras que publicaram os livros que você costuma ler (está na capa e na ficha catalográfica, no início do livro). A Editora irá avaliar o conteúdo, aprovando ou não a publicação. Se aprovar, fará um orçamento, para que o livro seja publicado. A partir daí é juntar o dinheiro e publicar”.

“além de finanças, que outros temas te interessam?” Anônimo

Eu me interesso por jogos, adoro jogar online com meus amigos. Isto me despertou o interesse por programação e computação. Eu estou buscando informações sobre o assunto, e já conheço um pouco, e no futuro planejo fazer faculdade de engenharia robótica e computação. Mesmo pensando nesta formação, gosto muito de finanças, e pretendo continuar na área. Como dinheiro faz parte da vida de todos, mesmo que tenha outras atividades, é um conhecimento que sempre será útil, pois me ajudará a planejar e aproveitar melhor os recursos que terei acesso.

“devo investir em um sonho que está muito distante?” Anônimo

Um sonho é um sonho, se ele é forte você deve investir sim. Se for distante, você terá que se esforçar mais, e para isso precisa ter força de vontade e seguir em frente. Se estiver relacionado com a sua educação, é um ótimo investimento, pois melhora o seu futuro e de muitos outros à sua volta.

Se você estiver falando em adquirir algo, que talvez você não tenha dinheiro hoje, você terá que se esforçar para conseguir dinheiro, não gastar em coisas menos importantes e talvez demore bastante. Terá que economizar desde agora, e quanto maior o esforço, menos tempo para realizá-lo.

Se você estiver falando de algo que gostaria de ter agora, mas acredita que não consegue, você não pode desistir, se você realmente acha que aquilo te fará feliz e que essa felicidade será duradoura, vale a pena se esforçar para alcançá-lo. Nada vem de graça, tudo exige TED, tempo, esforço e dinheiro. Então sim, se esse sonho for bom para você, vale a pena investir nele.

“como conseguir dinheiro empreendendo aos 15 anos?”  Anônimo

Empreendedorismo é criar algo que traga valor para o mundo, produzir alguma coisa que outras pessoas tenham interesse. Esse valor não precisa ser monetário, pode ser emocional, cultural, e outros. E como consequência, o dinheiro virá. Eu por exemplo escrevi os livros, e trouxe um valor para quem os lê, eu acredito que podem inspirar jovens a melhorar suas condições, planejar e conquistar seus sonhos. Eu já vendi doces para meus amigos, comprei por um preço e vendi por um valor maior, já lavei carro, cortei grama e recebi por isso, para juntar dinheiro para meus sonhos.

Existem diversas formas de empreender, que lhe trarão dinheiro, agora ou no futuro. Estudar faz você se preparar para o futuro. Nunca deixe de estudar porque aprenderá a gerar mais valor. Para ter dinheiro agora, comece pensando em suas amizades, alguma coisa que eles comprariam e que você pode fazer. A venda de produtos é algo prático de fazer dinheiro, porque todos consomem alguma coisa, seja comida, acessórios, jogos. Olhe em sua volta e veja onde pode começar. A partir da ideia, coloque em prática. Talvez não tenha dinheiro para começar, então comece com pouco e com o lucro vá aumentando, até conseguir chegar onde quer.

“você namora? Se não, estou interessada”       “** 9****-****   Call the baby” 

(2 perguntas iguais)    ——-  e  ——–

SIM, eu tenho namorada e estou muito feliz com esse relacionamento, então desculpa por não ter Called the baby, pois já tenho uma baby!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *