Competência e Habilidade para conquistar sonhos: você as tem?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe o que são competências e o que são habilidades? Bem, você já pode ter ouvido isso em redação durante a escola ou alguém ter falado, mas o que são? Devo usá-las apenas em gramática ou posso praticá-las no dia a dia? Isso é o que eu irei falar hoje!

Para começar, vamos ver uma definição de cada palavra, que eu pesquisei na internet:

Competência: Qualidade de quem é capaz de avaliar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa, utilizando suas capacidades, habilidades, aptidões. É quando ele sabe onde e como procurar as informações, é o conhecimento. É, por exemplo, quando eu leio sobre educação financeira, ou outro assunto de aula. Eu conheço o assunto e sei como colocá-lo em prática. As competências podem ser desenvolvidas, quando a gente estuda mais e procura conhecer mais sobre o assunto.

Mas… digamos que eu tenha lido um livro sobre como nadar em alto mar…

Habilidade: Compreender a situação complexa, planejar a abordagem e solução, executar o planejamento e analisar criticamente a solução encontrada. Ou seja, saber fazer, saber como colocar a competência em prática. É quando você planeja como ir e voltar até uma ilha há 1 km do litoral, vai lá e atravessa. Utiliza o que aprendeu na competência, mas agora efetivamente vai lá e põe em prática. Ou então quando você planeja guardar dinheiro para comprar um celular, e consegue fazer. Você adquiriu a habilidade de conquistar sonhos.

Fonte: Par Plataforma educacional

Ah, vou adicionar uma terceira situação aqui, que é muito falada e realmente importante para que as realizações sejam constantes:

Atitude: é quando a gente repete as habilidades adquiridas. Não adianta eu dizer: quando eu tinha 6 anos comecei a juntar dinheiro; aos 9 anos comprei um tablete. Já era… Se não fazer isso sempre, de nada adianta ter a competência de ter lido sobre, ou a habilidade de saber fazer, se não faz…

Então o que podemos tirar disso? Competência é a capacidade de saber, a qualidade de conhecimento da pessoa sobre determinado assunto ou problema em questão, e habilidade é saber fazer, como aplicar esse conhecimento e encontrar os passos. Então em redação o estudante precisa ter conhecimento da norma culta e saber como aplica-la, mas e na vida? Como podemos usar as competências e habilidades que temos?

Durante esse tempo de blog, palestras e livros, eu fui aprendendo e ensinando cada vez mais sobre planejamento financeiro que tem tudo a ver com competência e habilidade, uma vez que para você conseguir administrar seu dinheiro, primeiramente você precisa ter competência (conhecimento) sobre como o dinheiro funciona, para onde ele vai, como ele chega até você, e onde ele fica enquanto não está sendo usado, é buscar informações sobre o assunto. Tudo isso é muito importante para começar ou continuar a administrar sua renda. Mas e a habilidade? É quando você começar a “se mexer” para tornar tudo o que você conhece em algo físico, algo real, e para isso acontecer pode não ser fácil, porque deixar de gastar hoje não é muito bom se pensar só no agora, mas cada esforço estará contando para uma vida cheia de sonhos realizados, começando com sonhos pequenos e sonhos de consumo e depois evoluindo para sonhos maiores e investimentos.

“Saber e não fazer é o mesmo que não saber”

Essa frase minha mãe já me falava desde de quando eu era criança, tem vários autores que se apropriaram dela, o registro mais antigo que encontrei é de um provérbio oriental dito por “Lao-tsé”, que explica bem a relação entre as competências e habilidades.

Então vamos usá-lo em finanças? Se por acaso você sabe sobre dinheiro, sabe os melhores investimentos para aplicá-lo ou sabe como gerar mais (tem competência), mas fica com “preguiça” de executar esses planos (não desenvolveu habilidade), é porque você tem medo de que tudo dê errado (insegurança), ou então porque não quer abrir mão de coisas menos importantes hoje. Tenha em mente que toda ação tem consequência: você pode realizar pequenos desejos de consumo que na verdade não mudam sua vida, ou fazer uma estratégia para conquistar grandes coisas, porque:

“Querer e não fazer acontecer, é o mesmo que não querer” (este é meu!)

E para esses dois problemas há solução, ou você busca ter competência (conhecimento) para saber como tornar seu sonho realidade, ou você aumenta sua vontade de querer, que consequentemente vai te dar motivos e inspirações para fazer acontecer e seu sonho virar realidade.

Então? Você tem competência para realizar os seus sonhos e habilidade para torná-los reais?

Te vejo na próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *