Como poupar meu dinheiro – Concurso Cultural Kyvia Lopes de Souza

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá pessoal, na semana ENEF eu palestrei em vários lugares, e no final das palestras, lancei um desafio para as escolas, os alunos deveriam fazer uma redação e os melhores iriam aparecer aqui, no blogdoerico.com, e hoje vou mostrar a ganhadora Kyvia Lopes, aluna do 6º. Ano da Escola Eça de Queiroz.

Durante seu texto ela coloca vários assuntos financeiros importantes, começando com o “como” guardar seu dinheiro, sendo guardando dentro de um cofrinho ou aplicando ele em um banco ou cooperativa. Ela coloca essa importância em guardar falando que assim, você irá conseguir realizar seus sonhos e comprar aquilo que você mais deseja.

Kyvia também traz um fundamento, um “como começar”, falando sobre formas de conseguir seu primeiro dinheiro, podendo ser através de artesanato ou doces, ou até em forma de mesada, e nisso é crucial que você converse com seus pais sobre, ou se você é pai ou mãe, converse com seu filho, para que ao invés de comprar coisas para ele, dar uma mesada igual ao valor que gastaria nos “presentes do dia-a-dia”.

E para finalizar ela traz um ponto muito importante na hora de comprar o seu sonho dividindo em desejo e necessidade, quando você for fazer essa divisão, lembre-se, imagine a vida como se fosse uma balança, se você gastar tudo em desejo, você não vai ter o necessário para viver bem, e se você gastar tudo em necessidade, você poderá viver uma vida não tão feliz, por deixar de comprar aquilo que você deseja no dia-a-dia. Porem a Kyvia, trouxe uma questão, ela mostra que você pode colocar mais na necessidade, pois há outras formas de se divertir sem gastar dinheiro, então você terá uma vida feliz e terá o necessário, por exemplo, quando eu era menor, eu amava ir na pracinha aqui perto de casa e fazer aviões de papel (com o papel velho do trabalho dos meus pais) e subir na arvore (deixava minha mãe louca de tanto pedir para ir na pracinha) ou também eu adorava fazer aniversario em casa, comprava algumas coisinhas, fazia um bolo e brigadeiro, chamava os melhores amigos e nada ficava caro, deixe sua imaginação fluir e invente novos jeitos de se divertir sem precisar gastar.

Então agora deixo vocês com a redação da Kyvia

Como poupar meu dinheiro?

Podemos poupar nosso dinheiro através de conta poupança ou de cofres, para futuramente, quando precisarmos do dinheiro, temos para a ocasião. Quando você for viajar, vai ter o dinheiro guardado para poder gastar, ou quando estiver próximo do seu aniversario vai ter o dinheiro guardado para poder fazer a sua festa.

Como faço para guardar dinheiro se não ganho mesada? Simples, você pode fazer doces ou artesanatos. Com o dinheiro, você divide em duas partes, a parte que você vai guardar, e a parte investida nos materiais para fazer mais produtos. Se você ganha mesada, fica mais fácil, você guarda o dinheiro pelo tempo preciso para comprar o que deseja.

Você tem que aprender a diferença entre o quero e o preciso. O “quero” é quando você quer conquistar algo que de fato não precisa no momento. O preciso é quando você necessita de algo, exemplo: Eu preciso comprar uma geladeira, pois aminha estragou. Também um exemplo do quero: Eu quero fazer uma festa de aniversario. A maior necessidade é a do preciso. Porque o quero é apenas um desejo e o preciso é uma necessidade”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *