Como economizar o dinheiro – por Guilherme D. Justino (concurso cultural)

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá galera,

Dando continuidade ao desafio/concurso para as escolas após minhas palestras da semana ENEF, onde os alunos fariam uma redação ou um relato falando sobre finanças, e os ganhadores ganharam o meu livro e a participação aqui no blog. Então o ganhador hoje é o Guilherme D. Justino.

Ele fala sobre como economizar de uma forma consciente e INTELIGENTE, então fiquei pensando, se existem vários tipos de inteligências (por exemplo inteligência emocional e lógica) por que não poderia existir diferentes jeitos de economizar o dinheiro com bons resultados toda vez que você tenta. Eu falo muitas vezes para ser criativo (que é uma coisa que estou vendo muito nessas redações), e assim você poderá achar novas maneiras que você possa se divertir e ainda fazer um pouco de dinheiro. Eu por exemplo, durante 1 mês, comprei balas e chocolates no atacado (fiz uma pesquisa de mercado antes, ou seja, perguntei para meus colegas os doces que eles gostavam) e as vendi na escola por um preço um pouco mais baixo do que nos bares, assim eu me divertia pesquisando e vendendo e gerava dinheiro.

Ele também fala das escolhas e de você saber separar entre desejo e necessidade, que é uma das coisas mais importantes a se fazer, mas não vai adiantar somente falar, também tem que colocar em prática, Guilherme fala de conversar com os pais sobre orçamento familiar e decidirem o melhor, assim todos conseguem separar o “quero” do “preciso” e achar um jeito de todos viverem bem e felizes. Porque, além de conversar, ser criativo para achar meios de gerar mais dinheiro ou de resistir as tentações, há milhares de outras formas que podem contribuir para uma melhor vida, e pode aparecer algo inovador, diferente e igualmente eficiente.

Para finalizar, ele conta sobre ajudar a economizar em casa racionando água e energia e complementa falando de pequenas coisas que trazem grandes resultados. Aqui em casa, por exemplo, começamos a tomar mais cuidado, apagar mais as luzes ao sair, desligando televisões, passando um tempo todos juntos para assistir um programa que todos gostem ou relaxarem enquanto ouvem música (que aqui é só musica gaúcha por causa da origem de minha família), e encontrar nestes momentos coisas felizes que todos saiam satisfeitos e com um sorriso no rosto. Isso e outras coisas (como a bandeira branca na conta da energia) nos ajudaram a economizar 40% da nossa conta de luz, comparando com dois anos atrás.

Finalizando, ele fala que economizar hoje é investir no amanhã, e sabe o que isso gera? Realizar sonhos depois de amanhã! Então fiquem com o texto e boa leitura!

“Como Economizar o dinheiro

Para começarmos a economizar, e conquistar nossos sonhos, precisamos primeiro saber o que queremos, depois disso nos planejar, ou seja, pensar como conseguiremos realizar.

Saber a diferença entre o que queremos (desejo) e o que precisamos (necessidade), é importante para aprendermos a usar o dinheiro com inteligência e consciência.

Sentar em família para pensar e organizar o orçamento familiar, para vermos quantos reais estamos gastando, onde podemos economizar e juntos conquistar nossos sonhos.

A economia doméstica pode acontecer não só de deixar de comprar coisas, mas também em usar com consciência e de forma racional, por exemplo: gás, agua e eletricidade.

Pequenas ações hoje podem significar e resultar em grandes realizações, porque aprendi que economizar hoje é investir no amanhã”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *