Dinheiro parado tende a permanecer parado a menos que você atue sobre ele… 1° lei de newtérico

Tempo de leitura: 7 minutos

Dinheiro parado tende a permanecer parado a menos que você atue sobre ele…

1° lei de newtérico

 

Na escola a gente aprende sobre vários assuntos, e o meu favorito é física, e um homem que foi muito importante nessa área foi Isaac Newton, aquele que inventou a gravidade, você sabe… o cara da maçã e da árvore… porém deixando piadinhas de lado, Newton foi tão importante que seu nome virou uma unidade de medida, então assim como medimos distância em metros ou tempo em segundos, podemos medir força em “newtons”. Sua primeira lei quando foi estudar dinâmica foi a seguinte:

-Um corpo tende a permanecer em movimento ou em repouso a menos que outra força atue sobre ele.

Ou seja, se você estiver no espaço sideral, caso empurre uma bola, ela nunca irá parar até alguém pegar ela. Já na terra tem muitas coisas como a força atrito, força, peso e outras que não deixam isso acontecer…

-Mas Érico, seu blog não é sobre finanças? Por que você está falando sobre física?

Bem, além de ser a minha matéria favorita, a física estuda o que está acontecendo ao nosso redor e como essas coisas surgiram, então quando se vai falar de finanças, saber o que está acontecendo com o dinheiro que foi gasto ou investido é uma boa ideia. Assim, para começar vou altera um pouco a 1° lei de Newton:

“Um real tende a permanecer multiplicando ou parado a menos que você atue sobre ele”

Então pense, onde está seu dinheiro agora? Está parado escondido em uma lata ou cofrinho, em um investimento que ganha um pouco a mais por mês ou em um tipo de investimento que cada vez mais multiplica seu dinheiro? Hoje estou aqui para comentar sobre isso e falar o que você pode fazer para acelerar sua renda ou para não desacelerar e acabar parando.

Então para começar, você precisa de um “corpo” para que ele esteja em movimento ou repouso, ou seja, precisa achar uma forma de conseguir dinheiro, e para isso você deve primeiro achar alguma coisa que você é bom em fazer, se for bom em culinária, pode começar a fazer doces, bolos ou até marmita para vender, se for bom em desenho, leitura, tradução ou muitas outras habilidades, você pode ir em sites oferecer seu serviço (como o site vitepila.com.br). No meu caso, com o tempo na escola eu percebi que sou muito bom em ensinar os outros e transmitir conhecimento, por isso escrevi os livros, dou palestras e criei o blog e o canal do youtube, para que então eu pudesse contar minha história e ensinar a como realizar seus sonhos, e como consequência, fazendo o que você gosta e que você é bom em fazer, o dinheiro vai vir junto, se você se esforçar.

Para acelerar um “corpo” que está em repouso, alguma força tem que agir nele. Assim, quando você conseguir achar uma maneira de conseguir dinheiro, está na hora de impulsioná-lo e multiplica-lo, e existem dois jeitos principais de fazer isso, ou você trabalha pelo dinheiro ou o dinheiro trabalha para você. Trabalhar para ter o dinheiro parece ser mais fácil, afinal é só arranjar um emprego, não? Na verdade, existem várias formas de acrescentar força a esse dinheiro, no caso do emprego, você pode tentar aprender e melhorar para conseguir uma promoção bem merecida, ou também tem alguns empregos como o de professor que podem atender vários lugares, basta ver como está seu tempo (eu tenho um professor que já deu aula em 6 escolas ao mesmo tempo). Você também pode achar outras maneiras, como se inscrever no site vintepila.com.br para fazer alguns trabalhos ou outros que já mencionei em outros artigos desse blog.

Mas e para fazer o dinheiro trabalhar para você? Nesse caso o melhor a se fazer seria investir, então procure uma cooperativa, corretora ou banco e converse sobre aplicar seu dinheiro para que ele renda mais, mas caso você queira algo mais lucrativo e arriscado também, existe um mundo inteiro de oportunidades, como o mercado de ações, para se aprender onde você pode conseguir multiplicar e muito seu dinheiro, ou perder uma boa quantidade se não cuidar do seu investimento…

O meu conhecimento é muito “prático” e comportamental, eu sei e falo sobre como começar a ganhar dinheiro, como separá-lo, como gastar, como economizar fugindo de tentações, e etc… Mas eu estou cada dia mais aprendendo sobre investimentos para começar a “brincar” com o meu dinheiro e ver se eu consigo fazer ele multiplicar. Então se você ficou interessado nisso eu recomendo que faça igual a mim e pergunte a quem já sabe ou pesquise na internet para aprender mais, e o mais importante, colocar em prática!

E por último mas não menos importante, é como não deixar seu dinheiro desacelerar, pois “um corpo tende a permanecer em movimento a menos que uma força oposta o faça parar”. Então se você já conseguiu pegar o jeito de multiplicar seu dinheiro, achou novas maneiras de fazer isso sendo criativo, está na hora de manter esse crescimento e cuidar para que ele nunca caia. Para isso você deve: 1-fazer um plano, 2-executar o plano, 3-melhorar o plano ou criar um novo, 4-voltar ao passo 2. Porque caso você consiga achar um jeito de ganhar mais dinheiro, essa forma vai se tornar obsoleta alguma hora, então é importante sempre estar inovando e tendo ideias criativas para que você consiga muitas melhoras, nesse mês eu comecei a fazer brownie em casa, mas não cheguei a vender (o que poderia ter feito), e quando eu fui refazer, mudei a receita para testar e ver qual ficaria melhor, na terceira receita, eu inovei mais ainda, coloquei nutella e leite condensado, se eu estivesse vendendo eles, minhas vendas aumentariam a cada receita, assim como uma pizzaria tende a vender mais quando coloca novos sabores no cardápio. Então para acompanhar o ritmo do crescimento e da evolução, você deve sempre inovar.

E no caso de investimentos de renda variável (como ações), muitas pessoas ganham muito dinheiro, mas quando veem que começa a cair, retira o dinheiro imediatamente. Isso apenas causa que seu “corpo” perca valor e mantenha essa perda. Uma coisa que eu aprendi em relação a investimentos é que quando uma ação está caindo por algum comportamento da empresa ou algum fator mundial (como o corona vírus), se for algo temporário, é uma boa época para comprar mais ações, pois estará como um preço menor e quando o mercado estabilizar, seu “corpo” vai voltar a acelerar e seu dinheiro irá multiplicar. E se vender, perderá a oportunidade de pegar a alta.

Para terminar eu também vou falar de como não desacelerar em suas conquistas de consumo (porque afinal equilíbrio é bom, investir e realizar sonhos), como um celular, computador, etc.. Mesmo não tendo um propósito de gerar dinheiro e sendo para o seu lazer, estes bens ainda podem dar algum dinheiro na hora em que você for comprar outro. Para que seus pertences tenham um bom preço de venda, é necessário que estejam em boas condições. Então, quando você comprar algo (nem que seja pensando que será pro resto da vida), cuide, compre alguma proteção, como no caso do celular, uma capinha e película. Faça manutenção e limpeza também, por exemplo de sua bicicleta pois, além de diversão, ela pode ser bem útil algum dia. Com isso você preserva e conserva o valor de suas coisas.

Então por hoje é isso, até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *